To Circulando – Cascavel

Secretaria Municipal de Saúde recebe álcool em gel da UTFPR/Toledo

O câmpus de Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) destinou recentemente 145 litros de álcool em gel para a Secretaria Municipal de Saúde. O produto, fundamental neste período de pandemia de Covid-19, será utilizado pelos profissionais que estão no enfrentamento direto ao novo coronavírus.

A instituição de ensino repassou este material em duas oportunidades: 75 litros em 28 de abril e 70 litros nesta quinta-feira (07). A produção, que está sendo realizada no Laboratório de Química da universidade, ficou sob responsabilidade de acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Processos Químicos e Engenharia de Bioprocessos e Tecnologia sob a orientação de dois técnicos e quatro professores.

Entre eles está é o coordenador do mestrado em Tecnologias em Biociências e docente do Magistério Superior, Renato Eising, que ficou responsável por fazer a “ponte” entre a instituição e quem pode ajudar com insumos para a fabricação e também com entidades e órgãos públicos que tanto necessitam de álcool em gel. “Estamos realizando essa distribuição também para asilos e caminhoneiros, que estão encontrando dificuldades para encontrar o produto pelas estradas. Para que isso esteja sendo possível, contamos com uma verdadeira ‘corrente do bem’, que está nos ajudando com os insumos necessários para a produção”, destaca.

O álcool em estado líquido está sendo obtido a partir de 2.000 litros viabilizados por um grupo de empresários e pelo Conselho de Desenvolvimento de Toledo (Comdet). A Receita Federal também contribuiu com a doação de bebidas alcoólicas apreendidas em ato de contrabando e/ou descaminho que agora estão sendo destiladas pela equipe do projeto da UTFPR. “Também encontramos uma empresa de São Paulo que está vendendo para a gente o gelificante e a instituição abriu um edital que nos permitiu adquirir embalagens onde estamos acondicionando o produto finalizado”, acrescenta Renato.

Desde quando iniciou os trabalhos, em 23 de março, laboratório da instituição já produziu 550 litros de álcool em gel. “Com a ajuda da tanta gente, estamos conseguindo ajudar melhor quem precisa e nos comprometemos a fornecer 5 litros por mês para a Vigilância Epidemiológica de Toledo e 70 litros por semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Caso haja um aumento de demanda no atendimento em coronavírus em nossa cidade, poderemos contribuir com mais”, assegura Renato.

Projetos semelhantes da UTFPR/Toledo estão sendo realizados em outros câmpus da instituição, que lançou no início de abril uma campanha de arrecadação dos insumos necessários para a fabricação: álcool 90% ou acima, glicerina, isopropanol, peróxido de hidrogênio e frascos novos para envase de 100 e 250 ml. Interessados em ajudar podem obter mais informações pelo telefone do câmpus – (45) 3378-6800 – ou pelo e-mail coronavirus-td@utfpr.edu.br.

Fonte:Acessoria

Receba notícias como essa em primeira mão
Circule com a gente!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google
Share on email

Veja Támbem